Na terceira aula do programa, os temas abordados foram O progresso e a metáfora do desenvolvimento e Dimensões cognitivas do sujeito psicológico.
Lewis questiona o conceito de progresso na vida escolar. Ele destaca quatro principais problemas nessa maneira de ver o desenvolvimento dos alunos. Primeiro, porque é preciso determinar uma meta. Depois, é necessário que alguém determine esse objetivo. Em terceiro lugar, para chegar lá é preciso escolher um caminho, que pressupõem-se que seja melhor que outros. E por fim, a consequência mais grave que é ter a criança como um eterno "vir a ser".
A discussão sobre o texto de Lewis levantou outro assunto: a falta de projeto vital dos jovens. Uma das mais assustadoreas constatações sobre a geração atual é que os jovens não tem um "onde chegar". Falta um objetivo de vida e, consequentemente, falta interesse por quase tudo.
Outro aspecto abordado na aula foi o sujeito psicológico. Muitos teóricos usam um recorte do ser humano para efeito de estudo, mas erramos quando esperamos que esse sujeito fragmentado seja encontrado na sala de aula.
O sujeito psicológico tem quatro principais sistemas: biológico, cognitivo, sócio-cultural e afetivo, que se comunicam com os meios físico, social, cultural e interpessoal. Não há como separar o aluno de seu contexto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário